Nas Notícias

Morreu o Diogo, jovem de 16 anos traído por um cancro e símbolo da luta contra a doença

diogo 16 anosForam anos de luta. O Diogo viveu parte dos seus 16 anos a lutar contra o cancro. Acabou por morrer, segundo comunica a família numa nota no Facebook. A rede social estabeleceu a ponte entre o mundo e este jovem, que representa milhares de outros que lutam pela vida.

Morreu o Diogo, jovem de 16 anos, do Porto, que passou três anos de luta contra um cancro, que combateu, que afastou e viu regressar, o que transformou a sua vida num desafio. “Hoje partiu o Diogo”, pode ler-se numa nota publicada no Facebook, numa página de apoio a Diogo.

“Ninguém com 16 anos deveria deixar este mundo. Ninguém merece partir sem viver tudo o que a vida tinha ainda para lhe dar”, pode ler-se, no mesmo comunicado.

Diogo transformou-se num símbolo, representando inúmeros casos de pessoas que persistentemente insistem e não desistem.

“Os últimos 3 anos do Diogo foram no hospital, a sofrer o inimaginável com os tratamentos, mas acompanhado pela melhor família e amigos que poderia ter. Infelizmente nem a onda de solidariedade que se gerou, tudo o que se angariou e o esforço dos médicos conseguiram salvar o Diogo, que sem se poder levantar, olhava o mundo pela minúscula janela de um hospital que já conhecia de cor, sem nunca perder o sorriso que dava a todos que o iam visitar”, realça o autor deste comunicado.

A vida de Diogo mudou em 2011, quando lhe foi diagnosticado um tumor maligno na tíbia direita. Teve de ser submetido a uma intervenção cirúrgica, na qual perdeu 11 centímetros de osso.

A cura era o passo seguinte, mas um ano mais tarde chega um diagnóstico cruel. A doença atacara novamente, na coluna vertebral. Não, o jovem do Porto não atirou a toalha ao chão e agarrou-se à vida.

Regressaram os tratamentos, as sessões de quimioterapia, os exames e as consultas. Chega ao fim esta demanda, persistem as memórias e o exemplo.

Diogo estará nesta quinta-feira na capela mortuária de S. João, na Igreja das Antas, no Porto, a partir das 17h00.

O funeral está marcado para sábado, às 10h00, no cemitério Prado do Repouso.

Em destaque

Subir