Cultura

Morreu Nickolas Ashford, compositor e intérprete do famoso ‘Solid as a Rock’

O compositor, de 70 anos de idade, morreu ontem na cidade de Nova Iorque, vítima de complicações surgidas após um cancro. Nickolas ficou conhecido por ser o autor de inúmeros sucessos como ‘Solid as a Rock’, ‘Ain’t no Moutain Higher Enough’ e ‘I’m Every Woman’.

Segundo a sua agente, Liz Rosenberg, o compositor, encontrava-se atualmente internado num hospital nova-iorquino onde estava a ser tratado devido a um cancro, acabando por falecer ontem junto da sua família, devido a complicações.

Nickolas Ashford nasceu na Carolina do Sul, nos EUA, tendo-se mudado posteriormente para Nova Iorque em busca da vida artística, passando por dificuldades, as quais o fizeram tornar-se um sem-abrigo.

Nos anos 60, conheceu Valerie Simpson, sua esposa e companheira de trabalho. Começaram a trabalhar em dupla e em 1966 escreveram ‘Let’s Go Get Stoned’, tema que deu voz, Ray Charles, conquistando a partir daí o sucesso.

Em 1974 foram contratados pela editora Motown, onde escreveram inúmeros sucessos para artistas como Marvin Gaye, Tim Terrel, Whitney Houston, entre outros.

Em 2002 o casal entrou para o Passeio da Fama, em Los Angeles. O mundo da música perde assim um dos seus grandes mestres, o qual foi um grande revolucionário da música R’n’B.

Ana Carreira

Recorde aqui ‘Solid as a Rock’:

https://www.youtube.com/watch?v=iWHizpXlnaE

Em destaque

Subir