Cultura

José Wilker morre aos 66 anos: Dilma lamenta perda de ator icónico

jose wilker morreuwilker jose wilker morreu wilkerJosé Wilker, ator e diretor brasileiro, morreu neste sábado no Rio de Janeiro, aos 66 anos, vítima de um enfarte. Wilker tornou-se célebre em grandes telenovelas da Globo, entre as quais ‘Gabriela’ e ‘Roque Santeiro’. A última participação de José Wilker em telenovelas ocorre em 2013, em ‘Amor à vida’. Dilma Rousseff, presidente do Brasil, lamentou a perda de “um exemplo de dedicação à arte”.

Morreu o ator brasileiro José Wilker, conhecido em Portugal pelas telenovelas em que foi personagem, destacando-se ‘Roque Santeiro’ e, por ser a última cujo elenco integrou, ‘Amor à Vida’ (a primeira transmitida na RTP1 e a segunda na SIC).

José Wilker morreu na manhã de sábado, vítima de um enfarte, segundo adianta a imprensa brasileira. O ator estava em sua casa, no Rio de Janeiro.

Dilma Rousseff, presidente do Brasil, já reagiu a esta perda. Numa mensagem no Twiter, Dilma destacou as “interpretações que se tornaram ícones do cinema e da televisão”.

A mais recente participação de José Wilker em telenovelas ocorre no ano passado, em ‘Amor à vida’, onde interpretou o papel de Herbert, um médico.

Em 2012, Wilker foi o coronel Jesuíno no remake de ‘Gabriela’, trabalho histórico adaptado à televisão, baseado no livro ‘Gabriela Cravo e Canela’, de Jorge Amado.

O ator foi protagonista em cerca de três dezenas de telenovelas da TV Globo.

No cinema, foi protagonista em filmes como ‘Bye Bye Brasil’ e ‘Dona Flor e Seus Dois Maridos’.

O ator brasileiro foi ainda autor de textos para revistas e jornais, sendo ainda comentador da cerimónia dos Óscares durante alguns anos. José Wilker – que era pai de duas filhas – era um dos mais reputados atores brasileiros.

Em destaque

Subir