Categorias: Cultura

Morreu José Fontes Rocha, o guitarrista de Amália

José Fontes Rocha, o guitarrista e compositor que acompanhou Amália Rodrigues durante 12 anos, morreu ontem, aos 85 anos, em Lisboa. Eis a vida e obra de um predestinado.

José Fontes Rocha nasceu no Porto em 1926 numa família dedicada à música popular portuguesa. Começou a tocar guitarra portuguesa aos 16 anos, habilidade que aprendeu com o seu pai.

No final da década de 1950, recebeu um convite do guitarrista José Nunes para ir para Lisboa. É então que se muda para a capital e começa a tocar no Restaurante Patrício, à calçada de Carriche.

Mais tarde passou a atuar nas casas do Bairro Alto e depois no Clube de Fado, junto à Sé. Foi eletricista, profissão que trocou pela paixão que assumia pela guitarra portuguesa e pelo fado.

Integrou o conjunto de guitarras Raul Nery e acompanhou Amália Rodrigues por todo o mundo, durante 12 anos, em espetáculos como, por exemplo, no L’Olympia, em Paris.

Além de Amália Rodrigues, ao longo dos seus 50 anos de carreira, Fontes Rocha acompanhou ainda muitos outros nomes ligados ao fado, nomeadamente Fernando Maurício, Maria José da Guia, Maria da Fé, Camané, Joana Amendoeira e Maria Teresa de Noronha, entre outros.

‘Com que Voz’ é o álbum em que Amália Rodrigues interpreta Luís de Camões, Cecília Meirelles, Alexandre O’Neill, entre outros, e foi composto completamente pelo músico.

Já em 1980, voltou a colaborar com a fadista ao dar melodia aos poemas ‘Lavava no rio, lavava’, ‘Trago fado nos sentidos e ‘Tive um coração, perdi-o’.

O compositor também participou em diversos discos, designadamente do conjunto de guitarras de Raul Nery e outro onde Natália Correia declama poemas.

Em outubro de 2006, quando fez 80 anos, o músico foi presenteado com um espetáculo no Fórum Lisboa. Considerado um dos melhores intérpretes de guitarra portuguesa, já havia sido distinguido com o Prémio Amália Rodrigues para Melhor Compositor de Fado, em 2005.

O músico era avô de Ricardo Rocha, que em 2006 venceu o mesmo prémio para Melhor Guitarra Portuguesa. Morreu em Lisboa, aos 85 anos. Calou-se a guitarra de um fado inesquecível.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias