Nas Notícias

Morreu Jorge Coelho

Jorge Coelho, antigo ministro e figura histórica do PS, morreu hoje, aos 66 anos de idade, na Figueira da Foz.

Apontado como o homem-forte da “máquina socialista”, Jorge Coelho renunciou à vida política em 2006, assumindo funções empresariais, em particular através da ligação ao grupo Mota-Engil.

Na longa carreira política, o antigo ministro das Obras Públicas destacou-se ao apresentar a demissão desse cargo após a queda da ponte de Entre-os-Rios, a 4 de março de 2001. “A culpa não morrer solteira”, justificou-se.

 Jorge Coelho morreu na Figueira da Foz, de doença súbita, quando visitava uma casa na zona turística da cidade, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros.

De acordo com Jody Rato, comandante dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, o ex-ministro sentiu-se mal durante a visita a uma habitação na rua da Liberdade, na zona turística do Bairro Novo.

“A senhora que estava com ele ligou para o 112 e quando a nossa equipa chegou ao local ele estava em paragem cardiorrespiratória. Foram feitas manobras de reanimação mas não foi possível reverter a situação”, tendo o óbito sido declarado no local, adiantou o comandante.

Jorge Coelho foi ministro de três pastas nos governos de António Guterres: ministro Adjunto; ministro da Administração Interna; ministro da Presidência e do Equipamento Social.

A partir de 1992, com Guterres na liderança, Jorge Coelho foi secretário nacional para a organização, contribuindo para a vitória eleitoral dos socialistas nas legislativas outubro de 1995.

Ainda ao nível político, deixou uma frase histórica: “Quem se mete com o PS, leva”.

Em destaque

Subir