Cultura

Morreu Johnny Hallyday, ‘o pai’ do rock francês

Morreu Johnny Hallyday, conhecido como ‘io Elvis de França’. O ‘pai’ do rock & roll francês foi vitimado pelo cancro, aos 74 anos de idade.

O músico morreu na sua casa em Marnes-la-Coquette, a oeste de Paris, para onde tinha sido transferido após ter deixado uma clínica da capital francesa onde esteve internado seis dias, segundo um comunicado divulgado pela esposa.

“Johnny Hallyday partiu. Escrevo estas palavras sem acreditar”, revelou Laeticia: “Ele deixou-nos esta noite, como venceu tudo ao longo da sua vida, com coragem e dignidade”.

Batizado Jean-Philippe Léo Smet, o músico nasceu em Paris, na França ocupada de 1943. Filho da modelo Huguette Clerc e do músico belga Léon Smet, viveu em Londres com a tia e o marido desta, um artista de variedades a quem ‘roubou’ o nome artístico.

Em França, não tardou a ser comparado a Elvis, tanto mais que começou a carreira com ‘covers’ do tema ‘Loving You’, que interpretava em estabelecimentos noturnos.

Publicou o primeiro álbum em 1960, ‘Hello Johnny’. Um ano depois, sai o grande êxito discográfico, uma versão francesa de ‘Let’s Twist Again’, intitulada ‘Viens danser le twist’.

Johnny Hallyday foi uma das maiores estrelas francesas, com uma carreira de mais de 50 anos e mais de 900 canções, com 100 milhões de discos vendidos.

Em destaque

Subir