Cultura

Morreu John Abercrombie, lendário guitarrista de jazz

Morreu John Abercrombie, de 72 anos, na passada terça-feira. O óbito do lendário guitarrista de jazz foi comunicado pela família na página do músico no Facebook. John Abercrombie vivia em Cortland, no estado de Nova Iorque, nos EUA.

“Com profunda tristeza, a família anuncia que o lendário guitarrista de jazz John Abercrombie faleceu na tarde de 22 de agosto. A família aprecia as demonstrações de carinho e apoio e, respeitosamente, pede privacidade neste momento difícil”, informou a família.

Na década de 80 do século passado, John Abercrombie atuou por diversas ocasiões em Portugal, onde se estreou no X Cascais Jazz, em quarteto com Richie Beirach (piano), George Mraz (contrabaixo), e Peter Donald (bateria).

Nascido a 16 de dezembro de 1944 em Port Chester, no estado de Nova Iorque, John Abercrombie  cresceu em Greenwich (no estado do Connecticut). Em 1962, matriculou-se no Berklee College of Music, em Boston.

Ainda como estudante, integrou os Brecker Brothers, banda de relevo do jazz rock do final da década de 1970.

Já neste milénio, John Abercrombie destacou-se ao formar um quarteto com Mark Feldman (violino), Marc Johnson (baixo) e Joey Baron (bateria).

O último álbum em nome próprio foi lançado em 2009: ‘Wait Till You See Her’.

Em destaque

Subir