Morreu Johan Cruyff. A antiga lenda holandesa perdeu a batalha contra o cancro, nesta quinta-feira, aos 68 anos.
Cruyff iniciou a sua carreira como jogador no Ajax, onde jogou entre 1964 e 1973. Mudou-se depois para o Barcelona, onde esteve cinco épocas. Seguiram-se passagens pelo LA Aztecs, Washington Diplomats, Levante e AC Milan.
Voltou ao Ajax na época 81/82, tendo terminado a carreira dois anos mais tarde, no Feyenoord.
No seu curriculum contabilizam-se um total de 24 títulos, com destaque para uma liga espanhola, seis holandesas e três Ligas dos Campeões.
Mas não foi só como jogador que Johan Cruyff deixou marca no mundo do futebol.
Em 1985, inicia a sua carreira como treinador, no clube do coração, o Ajax. Levou depois a escola holandesa para a Catalunha, criando muito do ADN que ainda hoje caracteriza o futebol do Barcelona.
Brilhante como jogador e treinador, ficou também célebre pela forma direta e também polémica como comentava alguns dos temas mais quentes do futebol atual.
Em outubro de 2015, foi-lhe diagnosticado cancro num pulmão. Lutou até esta quinta-feira, dia em que foi comunicada oficialmente a sua morte, através de um comunicado publicado no seu site oficial:
“Johan Cruyff morreu em paz em Barcelona, rodeado pela sua família depois de uma dura batalha contra o cancro. É com grande tristeza que pedimos que seja respeitada a privacidade da família durante o seu luto”.