Mundo

Morreu Ingvar Kamprad, fundador da IKEA

O fundador da IKEA, Ingvar Kamprad, morreu este domingo, aos 91 anos. A confirmação foi dada pela própria empresa sueca, através das redes sociais.

“Ingmar Kamprad faleceu em paz em sua casa”, pode ler-se na publicação da gigante de móveis, no Twitter.

Kamprad foi considerado unanimemente como um dos empresários mais importantes do século XX, ao descobrir o conceito de mobiliário desmontável, capaz de meter móveis na mala de um carro.

À redução de espaço ocupada, juntou-lhe a redução de custos. Nasceu assim a IKEA, em 1943, no sul da Suécia, onde ainda hoje mantém a sua sede mundial.

No final da década de 70, quando Kamprad se mudou para a Suíça, eternizou o “Testamento de um vendedor de móveis”.

“Felicidade não é alcançar o objetivo. É caminhar para isso. É o nosso delicioso destino estar apenas no início. A palavra impossível foi e deve continuar a ser apagada do nosso dicionário”, sublinha.

Ingvar Kamprad foi considerado o homem mais rico do mundo pela Forbes, em 2004.

Atualmente, a IKEA tem lojas em mais de 50 países, principalmente na Europa. Conta com 190 mil funcionários em vários países, com um volume anual de negócios de 38 mil milhões de euros.

Em comunicado, o diretor executivo e presidente do grupo Inter IKEA afirmou que “recordaremos a sua dedicação e compromisso com todos”.

Em destaque

Subir