Mundo

Morreu Giovana Cavalcanti, aos 25 anos, depois de uma luta inspiradora

Giovana Kreitchmann Cavalcanti perdeu a batalha contra um cancro, neste domingo, num hospital em Porto Alegre. A jovem de 25 anos tornou-se num símbolo de combate à doença. Veja o vídeo que inspirou a sua luta e sensibilizou o Brasil.

A jovem Giovana Cavalcanti era um símbolo da luta contra a doença que lhe fez um KO traiçoeiro. Lutadora de boxe, Giovana caiu para sempre neste domingo.

Morreu a jovem advogada que sensibilizou o Brasil, vítima de um carcinoma mioepitelial da parótida, cancro raro na glândula salivar. A jovem estava internada numa unidade de saúde de Porto Alegre e perdeu a batalha da sua vida às 9h30 deste domingo.

A história de Giovana tornou-se conhecida das redes sociais, depois de uma campanha – chamada ‘Gi – Nocauteando o Cancro’ [nome original da campanha, que se inspira no ‘knock out’ do boxe, expressão que representa a derrota do adversário].

O boxe foi a paixão de Giovana, mas a sua luta foi outra. Membro de uma família de recursos económicos limitados, a jovem comoveu o Brasil, país que se uniu para ajudar a suportar os custos dos tratamentos.

Graças à solidariedade de centenas de pessoas, pôde iniciar a cura em julho, com medicamentos importados dos EUA.

Nos últimos dias, apresentava-se débil, com “falta de ar”, segundo escreve o G1, que cita Rachel Kreitchmann, a mãe da boxeur.

“A nossa lutadora nos deixou. Estávamos todos com ela e conseguimos bater uma salva de palmas na hora que ela faleceu. Estivemos com ela o tempo todo, ela sempre se sentiu muito segura por isso. A Giovana deixa um legado maravilhoso, foi um exemplo de guerreira”, diz a sua mãe, em declarações reproduzidas pelo G1.

O carcinoma que deixou Giovana Cavalcanti a lutar pela vida começou a desenvolver-se no pescoço, mas espalhou-se pelos ossos, pulmão e pelo cérebro.

Os tratamentos não conseguiram reverter este processo e os derradeiros dias de Giovana foram de extrema dificuldade. Hoje, realiza-se o funeral.

Veja o vídeo da jovem, que comoveu o Brasil.

Em destaque

Subir