Cultura

Morreu a escritora infantil Maria Isabel de Mendonça Soares

Maria Isabel de Mendonça Soares, a escritora que dedicou a vida à promoção dos livros infantis, morreu na terça-feira aos 95 anos.

A escritora Maria Isabel de Mendonça Soares, que dedicou a sua vida à promoção do livro para crianças, morreu ontem aos 95 anos, segundo revelou à agência Lusa a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB). O funeral realiza-se na quinta-feira, no cemitério do Alto de São João, em Lisboa.

A escritora nasceu em Lisboa em 1922. É autora de dezenas de livros infantis, tendo começado a escrever na década de 1940.

Maria Isabel de Mendonça Soares fundou as Bibliotecas Infantis ‘A Descoberta’, da Associação de Pedagogia Infantil, dedicando-se durante várias décadas à formação de educadores de infância e ao ensino de Literatura para a Infância e Cultura Portuguesa, de acordo com a biografia disponibilizada na página oficial da DGLAB.

Para além disto, foi tradutora de livros infantis, como a série ‘Pedrito Coelho’, de Beatrix Potter, e adaptou contos tradicionais e populares.

“A obra desta autora é essencialmente de carácter pedagógico. Atenta aos problemas do seu tempo e às crianças, directas destinatárias da sua obra, num estilo leve e carregado de humor, não renuncia ao seu lugar de adulto junto da criança”, lê-se na biografia.

A escritora é a autora de livros como ‘Os marujinhos perderam o norte’ (1958), ‘Roda roda’ (1969), ‘Algodão e Algodinho’ (1973), ‘Viva a laranja’ (1977) e ‘Contos no jardim’ (1977).

Maria Isabel de Mendonça Soares colaborou ainda com várias publicações para a infância, algumas das quais ligadas à Mocidade Portuguesa, como Lusitas, Fagulha, Girassol, Camarada, Pisca-Pisca e Farol.

Em destaque

Subir