Desporto

Morreu David Stern figura emblemática da NBA

O antigo comissário e uma das figuras mais emblemáticas da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA) David Stern morreu hoje, aos 77 anos, em consequência de uma hemorragia cerebral sofrida em 12 de dezembro, informou a NBA.

“O comissário emérito David Stern morreu hoje após o meio-dia, em consequência da hemorragia cerebral que sofreu há três semanas”, escreveu a NBA, em comunicado.

O antigo comissário da NBA foi incluído no Salão da Fama do Memorial de basquetebol Naismith em 2014, tendo desempenhado as funções entre 1984 e 2014, uma carreira de 30 anos na qual ajudou da dar forma à atual NBA e a convertê-la numa autêntica ‘multinacional’.

Durante a sua supervisão, a NBA incluiu sete novas equipas e mudou outras seis franquias, sendo ainda considerado o verdadeiro promotor e impulsionador da globalização do basquetebol profissional norte-americano.

Stern e o ex-presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), o espanhol Juan Antonio Samaranch, foram também os artífices da chegada das grandes estrelas da NBA aos Jogos Olímpicos de verão, com destaque para o histórico ‘Dream Team’, que se estreou nos Jogos Barcelona92, nos quais conquistaram a medalha de ouro.

Em destaque

Subir