Cultura

Morreu Cesária Évora: Adeus aos palcos em agosto por motivos de saúde

cesaria_evora1A cantora cabo-verdiana, Cesária Évora, que morreu na manhã de hoje num hospital em Mindelo, Cabo Verde, marcou o mundo da música com o seu tema ‘Sodade’. Decidira abandonar os palcos, por motivos de saúde, em Agosto. Abandona o palco da vida, pelas mesmas razões.

Cesária Évora morreu na manhã de hoje, num hospital de Mindelo, Cabo Verde. A diva dos pés descalços contava 70 anos. Deu entrada ontem à noite na unidade de saúde, devido a uma insuficiência respiratória, e acabou por falecer algumas horas depois.

A cantora já havia sido operada em Lisboa, depois de ter-se sentido mal, após um concerto na capital. Seguiu rumo a França, onde tinha agendados diversos concertos, no passado mês de Agosto.

Em França voltou a sofrer um novo AVC (depois de em 2008 ter sofrido o primeiro) e esteve internada no hospital Pitie-Salpetriere, em Paris.

Antes do infeliz acontecimento, a cantora, de mútuo acordo com o seu manager e produtor, José da Silva, anunciara a sua definitiva retirada dos palcos.

A promotora que representa artista, a Tumbao afirmou que “apesar da tristeza de Cesária, que não queria abandonar os palcos, por conselho médico, vê-se forçada a isso”.

A cantora, considerada a ‘embaixadora da morna’, música que transmite a melancolia das ilhas cabo-verdianas, nasceu a 27 de Agosto de 1941, em Mindelo, Cabo Verde.

Ao longo da sua carreira, editou 24 discos, entre originais e atuações ao vivo e em parceria com outros artistas de diferentes países.

Recebeu um Grammy em 2004, distinguindo o seu álbum ‘Voz D´Amor’ como o melhor na categoria de “World music-contemporânea”.

Em 2009, recebeu das mãos do Presidente Francês, Nicolas Sarkozy, a medalha da Legião de Honra.

A 17 de dezembro, morre em Mindelo devido a complicações respiratórias e em consequência de diversos problemas de saúde.

Definitivamente a ‘diva dos pés descalços’, como era conhecida, vai deixar muita ‘sodade’. Recorde um dos temas mais marcantes da carreira de Cesária Évora. Clique para ouvir.

 

Em destaque

Subir