Mundo

Morreu Albert Uderzo, o desenhador de Astérix e Obelix

O desenhador Albert Uderzo, criador com René Goscinny de Asterix, o Gaulês, morreu hoje, aos 92 anos, anunciou a sua família.

“Albert Uderzo morreu em sua casa, em Neuilly, de um ataque cardíaco, não relacionado com a covid-19”, disse Bernard de Choisy, genro do desenhador, à agência de notícias France Presse. “Estava muito cansado, desde há várias semanas”, acrescentou.

Nascido em 25 de abril de 1927, Uderzo assinou as primeiras aventuras de Astérix, o Gaulês, com René Goscinny, em 1959.

O irredutível guerreiro gaulês apareceu pela primeira vez em Portugal, nas páginas da revista Foguetão, no dia 04 de maio de 1961.

Em 1967, foi editado o primeiro álbum de Astérix em Portugal: “Astérix, o Gaulês”.

Em 2011, o cocriador de Astérix e Obélix, que assumira sozinho a continuação das aventuras, após a morte de Goscinny em 1977, passou o testemunho aos desenhadores Frédéric e Thierry Mébarki e ao guionista Jean-Yves Ferri.

“Estou um pouco cansado, os anos passaram e pesam”, disse então. “Decidi deixar isto a autores mais jovens, que têm talento suficiente para que as personagens sobrevivam”, afirmou Uderzo, então com 84 anos.

As histórias sobre a pequena aldeia gaulesa rebelde, que resiste à Roma do imperador Júlio César, vendeu perto de 400 milhões de exemplares em todo o mundo e deu origem a mais de uma dezena de filmes, entre personagens reais e animadas.

As histórias de Astérix e Obélix estão traduzidas em mais de 107 línguas e dialetos, incluindo a língua mirandesa.

Em destaque

Subir