Mundo

Vídeo: Morreu a ativista de 21 anos que nos dizia o que é viver com fibrose quística

Chegou ao fim a luta de Claire Wineland, a jovem de 21 anos que sofria de fibrose quística e que usava o YouTube para nos contar a sua dor. Veja o último vídeo partilhado por Claire, que se tornou numa ativista, para apoiar pessoas com doenças crónicas e terminais.

“Por favor, aceitem este vídeo como forma de agradecimento. Sinto-me honrada por ter todos vós na minha vida. Vocês inspiram-me. Obrigado, um milhão de vezes”, escreveu Claire Wineland, na descrição daquele que seria o último vídeo que publicou.

A jovem norte-americana, que dedicou a vida a combater a fibrose quística e se transformou numa ativista – criou uma organização sem fins lucrativos chamada ‘Claire’s Place Foundation’, para apoiar pessoas com doentes terminais e crónicos –, morreu aos 21 anos.

Viveu mais tempo do que aquele que foi ‘determinado’, no o prognóstico que recebeu à nascença, em que os médicos previram que não passasse dos cinco anos.

Além da limitação da doença, tinha de saber lidar com a iminência da morte. Morte que chegou cedo.

A fibrose quística é uma doença genética, que se manifesta em problemas respiratórios e digestivos. Uma mutação da proteína CFTR altera as glândulas que produzem muco, o que interfere em funções vitais como a respiração e a digestão. Também provoca infeções e insuficiência respiratória.

Há três semanas, Claire partilhou este vídeo, que viria a ser o seu último.

Veja as imagens:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=KKBWOHKOD3B3

Em destaque

Subir