Mundo

Morrem 11 índios atingidos por um raio na Colômbia

raio trovao Um raio matou 11 índios e feriu outros 18 indígenas no norte da Colômbia. O incidente ocorreu nesta segunda-feira, durante uma reunião na Sierra Nevada de Santa Marta. As vítimas, da comunidade Wiwa, cumpria um ritual de se encontrar à meia-noite.

De acordo com informações oficiais, há 11 mortos e 18 feridos, vítimas de um raio que fulminou uma comunidade colombiana da Sierra Nevada de Santa Marta, que cumpria um ritual, até que a intempérie espalhou a morte.

Segundo adianta a Agência Efe, que cita o coronel do Exército que faz a patrulha naquela região colombiana, os feridos sofreram queimaduras de “primeiro e segundo graus”, sendo que foram transportadas para unidades de saúde especializadas, em Santa Santa Marta.

O transporte foi feito através de helicópteros militares, com pessoal médico que prestou os primeiros cuidados de saúde aos índios que estavam feridos.

Uma das vítimas é o líder espiritual dos Wiwa, bem como alguns dos seus familiares, de acordo com as autoridades locais, citadas por aquela agência.

Os indígenas estavam sentados no solo quando o raio os fulminou. Estavam numa reunião que se realiza periodicamente, até que foram fulminadas pelo raio.

Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia, já reagiu à tragédia, enviando as “mais sentidas condoências” aos familiares das vítimas e manifestando toda a solidariedade, em nome do governo colombiano.

“Faremos o possível para ajudar no que estiver ao nosso alcance. Expressamos nossa solidariedade e já dei as instruções para que esta situação possa ser superada o mais brevemente possível”, realçou Juan Manuel Santos, em declarações reproduzidas pela Efe.

As autoridades colombianas já se prontificaram para ceder todo o apoio aos familiares daquela comunidade indígena, que neste momento estão “desamparados e sem sustento”.

Estes raios resultam de uma onda tropical que afeta aquela região da Colômbia, com temperaturas elevadas e muitas chuvas.

Em destaque

Subir