Cultura

Morre o mestre da abstração lírica e a arte empobrece

georges-mathieuGeorges Mathieu morreu num hospital perto de Paris, segundo anunciou hoje a família do pintor francês. Mathieu, pai da abstração lírica, destacou-se também nas artes gráficas, arquitetura e design. Morreu com 91 anos.

A arte perdeu um dos seus grandes símbolos. Georges Mathieu, considerado o precursor do movimento da abstração lírica, morreu com 91 anos, num hospital perto de Paris. A notícia foi dada pela France Presse, que cita fonte familiar. No entanto, não são conhecidas as causas da morte de Mathieu.

O pintor francês nasceu em 1921, em Boulogne-sur-mer (Pas-de-Calais). Georges Mathieu foi um dos primeiros artistas a contestar a abstração geométrica. Liderou diversas ações em defesa da arte livre de quaisquer constrangimentos clássicos, criando uma corrente a que chamou “abstração lírica”.

Esta corrente privilegiava a liberdade do artista, no gesto e na emoção que transportava para a pintura. Mathieu defendeu outros movimentos da arte, como o ‘happening’, que mistura as artes cénicas com as visuais. A arquitetura e o design também foram paixões de Georges Mathieu, que parte com 91 anos.

Em destaque

Subir