Mundo

Morre o ladrão mais famoso do século XX, que assaltou um comboio e fugiu para o Brasil

ronnie biggsronnie biggs 600Chama-se Ronald Biggs e é um ladrão britânico que se tornou célebre pela dimensão do roubo (cerca de 30 milhões de libras, ao câmbio atual) a um comboio, em 1963. Biggs conseguiu fugir da prisão e viveu 31 anos no Rio de Janeiro, no Brasil. Morre aos 84 anos, vítima de problemas cardíacos.

Ronnie Biggs foi o mais o famoso ladrão britânico e fez parte de um grupo que assaltou um comboio, em 1963, na Grã-Bretanha. O comboio transportava uma fortuna, o que transformou este assalto num dos maiores daquele tempo – o dinheiro nunca foi recuperado.

O britânico conseguiu fugir da prisão – fez uma cirurgia plástica em Paris – e morou no Rio de Janeiro, durante 31 anos, nos 36 que esteve em liberdade. Foi capturado em 2001, depois de um derrame cerebral, mas viria a ser libertado em 2009, devido ao seu débil estado de saúde.

Ronald Biggs, um dos ladrões mais famosos do mundo, apareceu em público em março de 2013, aquando do funeral de Bruce Reynolds, um dos seus companheiros no grandioso roubo de 1963.

Morreu hoje, devido aos problemas de saúde que lhe devolveram a liberdade. Biggs foi considerado pelo escritor Christopher Pickard “uma das maiores personagens dos últimos 50 anos”.

Nunca lhe foi retirado o epíteto de ladrão, mas Ronald Biggs era um homem gentil e generoso. A morte de Ronald Biggs surge precisamente numa altura em que estreiam dois filmes sobre o assalto ao comboio que o tornou célebre.

Em destaque

Subir