TV

Morre a mulher que recebeu o primeiro transplante de rosto

O hospital de Amiens, em França, anunciou a morte de Isabelle Dinoire, a mulher que recebeu o primeiro transplante de cara do mundo, corria o ano de 2005.

A paciente histórica não resistiu a um cancro que, segundo alguns médicos, terá ‘aproveitado’ o efeito dos medicamentos que Isabelle Dinoire, de 49 anos, tomava para evitar a rejeição do transplante facial.

Ainda de acordo com o comunicado do hospital, o óbito ocorreu a 22 de abril, mas só agora foi divulgado em respeito ao luto e à privacidade da família.

O hospital acrescentou que, ao longo do último ano, o corpo começou a rejeitar a cara transplantada.

Para combater essa rejeição, os médicos terão prescrito um maior ‘cocktail’ de medicamentos, o que terá estado na origem de dois cancros, um dos quais vitimou a doente.

O jornal Le Figaro adiantou que Isabelle Dinoire terá perdido parte da capacidade de usar os lábios há meio ano, ainda na sequência da rejeição do transplante.

Transplante histórico

Foi em 2005 que Isabelle Dinoire entrou para a história da medicina como a primeira mulher a receber um transplante de cara.

Um ataque do próprio cão deixou a mulher completamente desfigurada, tendo recebido de um dador (em morte cerebral) o nariz e os lábios, para além da reconstrução do queixo.

“Desde a cirurgia, eu tenho uma cara, como toda a gente, e posso voltar a ter uma vida normal”, comentou Isabelle Dinoire, na primeira conferência de imprensa após o transplante, tinha então 38 anos de idade.

De acordo com a imprensa francesa, terão sido realizados, em todo o mundo, mais de três dezenas de transplantes faciais desde essa cirurgia histórica de 2005.

Em destaque

Subir