Nas Notícias

Morre com legionella após fazer análises

O surto de legionella tem marcado a atualidade de saúde, em Portugal, nos últimos dias, e sabe-se agora que uma das pessoas que morreu por causa deste surto ficou infetada após fazer análises clínicas.

De acordo com a edição desta terça-feira do Jornal de Notícias (JN), “uma das vítimas é Simão José Santiago, que foi ao S. Francisco Xavier há três semanas fazer análises de rotina sem que, segundo fonte próxima da família, estivesse doente”.

O JN diz mesmo no título do artigo, que promete dar que falar, que “um dos dois mortos com legionella infetado quando foi fazer análises.”

Oficialmente, pelas entidades de saúde, a origem do surto não está ainda revelada.

Certo é que todas as unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde vão ser avaliadas.

De acordo com um comunicado conjunto das Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), será feito um “levantamento das condições estruturais e processuais das unidades prestadoras de cuidados de saúde que integram o Serviço Nacional de Saúde”.

Estas entidades explicam ainda que “está em curso a investigação epidemiológica nas vertentes da vigilância da saúde humana e ambiental, a fim de apurar as circunstâncias que originaram o surto”.

A diretora-geral da Saúde, recorde-se (ver aqui), assumiu que ainda não está esclarecida a origem do foco de infeção no Hospital São Francisco Xavier.

“É prematuro dizer qual é o ponto de infecção”, disse Graça Freitas, insistindo em que não é ainda possível identificar uma origem específica da contaminação.

O Presidente da República, recorde-se, visitou no fim de semana o Hospital Francisco Xavier.

Sobre este caso, de lembrar (ver aqui), as palavras de Adalberto Campos Fernandes, ministro da Saúde,que quer “um relatório detalhado, que seja do conhecimento público” para saber o que se passou neste surto de legionella.

Em destaque

Subir