Nas Notícias

Morre Eurico de Melo, o “vice-rei do norte”

Contava 86 anos e estava há muito tempo afastado da vida política. Foi vice-primeiro-ministro, nos executivos do PSD liderados por Cavaco Silva, e desempenhou outras funções em diversos Governos. Era conhecido como “vice-rei do norte”. Eurico de Melo morreu na madrugada de hoje, no Porto.

Eurico de Melo morreu na madrugada desta quarta-feira, no Porto, de acordo com informação divulgada pela agência Lusa, que cita fonte do Partido Social Democrata, força política à qual esteve ligado.

O antigo vice-primeiro-ministro do Governo social-democrata de Cavaco Silva contava 86 anos e encontrava-se enfraquecido e doente. Há muitos anos que estava retirado do cenário político, mas Eurico de Melo deixa uma marca na história da Democracia.

Era conhecido como “vice-rei do Norte”, pelas suas origens – nasceu em Santo Tirso, a 28 de setembro de 1925 – e pelos diversos cargos que ocupou, desde líder do Governado Civil de Braga, a ministro da Administração Interna no VI e X executivos. Engenheiro de formação, foi também e vice-primeiro-ministro e ainda titular da pasta da Defesa Nacional do XI Governo.

No seu currículo político consta ainda o exercício da função de deputado ao Parlamento Europeu. Eurico de Melo pertenceu também à Assembleia Municipal de Santo Tirso.

Já fora da política, Eurico de Melo foi administrador do banco Santander.

Foi distinguido com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo. Eurico de Melo parte a 1 de agosto, com 86 anos.

Em destaque

Subir