Nas Notícias

Moody’s sobe rating de bancos portugueses

A Moody’s subiu hoje o ‘rating’ de várias instituições bancárias portuguesas, poucos dias depois de ter tirado Portugal do “lixo”, avançou a agência em comunicado.

Assim, o organismo resolveu subir o ‘rating’ da Caixa Geral de Depósitos (CGD) em dois níveis. Os depósitos a longo prazo e a dívida sénior sem garantia subiram de ‘Ba3’ para ‘Ba1’, com um ‘outlook’ (perspetiva) estável.

No caso do BCP, a Moody’s melhorou o ‘rating’ dos depósitos de longo prazo para ‘Ba3’, quando estava em ‘B1’, com um ‘outlook’ positivo, o que reflete uma subida de um nível.

A agência subiu ainda o ‘rating’ do BPI, com os depósitos de longo prazo a passarem de ‘Baa3’ para ‘Ba1’, com um ‘outlook’ “entre o estável e o positivo”, disse a Moody’s.

O banco Santander Totta viu a sua pontuação melhorar de ‘Baa3’ para ‘Baa2’ no que diz respeito aos depósitos de longo prazo.

Por sua vez, o Montepio manteve a notação dos depósitos a longo prazo em ‘B3’, com uma mudança de ‘outlook’ para positivo.

A Moody’s colocou ainda em revisão para ‘upgrade’ os depósitos de longo prazo do Novo Banco, que estão em ‘Caa1’.

Em consequência desta avaliação, a agência de ‘rating’ norte-americana alterou o perfil macro de Portugal para “Moderado”, sendo que estava em “Moderado-“, tendo em conta, sobretudo, “a melhoria no ambiente em que os bancos portugueses operam, em particular no que diz respeito à força económica do país”.

A Moody´s levou em conta o progresso continuado na ‘performance’ de vários bancos, que se refletiu na melhoria dos ‘ratings’ anunciada hoje.

No dia 12 de outubro, a agência de notação subiu o ‘rating’ de Portugal para ‘Baa3’, com perspetiva estável, retirando o país do ‘lixo’.

Em julho de 2014, a agência de ‘rating’ norte-americana tinha atribuído a Portugal a notação ‘Ba1’, e era a única entre as quatro maiores agências a atribuir à dívida pública portuguesa uma nota especulativa, quando já a Standard & Poor’s (S&P), a Fitch e a DBRS tinham colocado o país no patamar de investimento.

Para a subida do ‘rating’, a Moody’s apresenta duas razões: “a elevada dívida pública de Portugal tem evoluído para uma tendência de queda sustentável, embora gradual, com limitados riscos de reversão”, o “alargamento dos ‘motores’ de crescimento de Portugal e uma melhoria da posição externa”, que “aumentaram a resiliência económica”.

A perspetiva estável de Portugal reflete um “equilíbrio dos riscos a nível mais elevado da notação”, segundo a Moody’s.

Embora uma continuação das condições externas favoráveis possa suportar as previsões da Moody’s, uma eventual moderação nas perspetivas de crescimento poderá refletir restrições estruturais na economia.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: BancoshomeMoody's

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias