Desporto

Monza: Sebastian Vettel voa para o título de F1 em solo transalpino

O alemão Sebastian Vettel (Red Bull) conseguiu mais um triunfo no Campeonato do Mundo de F1, no Grande Prémio de Monza (Itália). Jenson Button foi segundo e Fernando Alonso conduziu o seu Ferrari a um terceiro lugar que sabe a pouco, sobretudo em solo transalpino.

Vettel deu mais um passo rumo à revalidação do título de campeão do mundo, com a oitava vitória na temporada, conseguida sem grande dificuldade, em mais uma manifestação de superioridade incontestável.

A Red Bull triunfou pela primeira vez em Monza, ainda que também pela primeira vez nesta época não tenha terminado com os dois carros, já que Mark Webber foi obrigado a desistir em virtude de um toque no brasileiro Felipe Massa.

O britânico Jenson Button (McLaren) terminou em segundo e o espanhol Fernando Alonso (Ferrari) encerrou o trio que subiu ao pódio de Monza.

O domínio de Vettel ao longo da época tem sido impressionante. Depois de um arranque com dois triunfos, na Austrália e na Malásia, viu Hamilton ganhar na China.

No entanto, o alemão retomou o caminho das vitórias em mais três grande prémios consecutivos: Turquia, Espanha e Mónaco. Voltou a ganhar no Grande Prémio da Europa, na Bélgica e agora em Itália, levando o seu Red Bull ao oitavo triunfo.

Restam seis provas até ao final do campeonato. E restam poucas dúvidas quanto ao próximo campeão do mundo. Sebastian Vettel contabiliza agora 284 pontos, muitos mais do que os 172 de Fernando Alonso e do que os 167 de Jenson Button e Mark Webber.

Já a Red Bull (451 pontos) aumentou a vantagem relativamente à McLaren-Mercedes (325) e à Ferrari (254).

Em destaque

Subir