Motores

Montoya mostra serviço no teste com a Porsche no Bahrain

MontoyaPorscheTes015

Tal como prometido, Juan Pablo Montoya foi um dos pilotos a testar o Porsche 919 Hybrid em Sakhir no dia seguinte às 6 Horas do Bahrain, e rapidamente se adaptou ao LMP1 de Weissach.

O colombiano não perdeu muito tempo até conseguir ser o mais rápido nestes ensaios que tiveram lugar no domingo, efetuando uma volta em 1m40,861s ao traçado de Sakhir.

Montoya foi cerca de um segundo mais lento que a ‘pole position’ conseguida na sexta-feira por Timo Bernhard, mas bateu por 1,273s a marca conseguida por Richie Stanaway, que esteve em pista com o Audi R18 e-tron quattro.

O duas vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis e antigo piloto da Williams e da McLaren na Fórmula 1 partilhou o volante do 919 Hybrid com Mitch Evans, que completou 53 voltas no Porsche n.º 17, a melhor das quais em 1m42,946s.

MontoyaPorscheTest315

“O carro é fantástico de guiar. Provavelmente a melhor forma de o descrever. Já conduzi vários tipos de carros e diverti-me. Neste há muita potência, mas tem uma estabilidade notável. É fácil empolgarmo-nos”, comentou Montoya a propósito do LMP1 da Porsche.

“Este carro é tão previsível que nos convida a carregar no acelerador. Para mim isso é o melhor. Tenho de perceber o equilíbrio entre guiar depressa e exagerar na condução. É chocante, porque é tão bem e ao mesmo tempo algo fácil. Mas também é fácil ultrapassarmos os limires”, prosseguiu o colombiano.

“Fiquei surpreendido quando me mostraram um manual de 30 páginas para guiar o carro antes deste teste”, confessou Juan Pablo Montoya, que teve previamente de passar pelo simulador da Porsche.

Porsche 919 Hybrid, Juan Pablo Montoya

“Lembro-me da McLaren. Enviaram-me uma grande página com os botões (do volante). Tinham letras de A a L e tinha de me lembrar de quais letras se tratavam para perceber o que fazia”, conta o sul-americano.
“Mas com este carro tudo funcionou muito bem. É muito bom e responde bem às alterações que se lhe fazem. Para mim estar aqui tem mais a ver com divertir-me do que com qualquer outra coisa”, explicou Montoya, de forma a dissipar a ideia que este teste signifique que vá competir pela Porsche nas 24 Horas de Le Mans.

Em destaque

Subir