Nas Notícias

Monstro vai deixar de comer bolachas na defesa da saúde infantil em Espanha

monstro_bolachasA personagem da Rua Sésamo devoradora de bolachas, que tinha o nome óbvio de ‘Monstro das Bolachas’, vai continuar a ser monstro, mas terá outra obsessão: frutas e legumes. É uma mudança em nome da luta contra a obesidade infantil, em Espanha, semelhante à queda do cigarro de Lucky Luke.

Algumas das históricas personagens de programas infantis – desta vez, o Monstro das Bolachas da Rua Sésamo – estão a ser adaptados aos novos tempos. Em nome da luta contra a obesidade infantil, o monstro louco por bolachas vai ganhar outro vício, na edição espanhola: saudáveis frutos e legumes.

Trata-se de uma medida de saúde pública, que pretende transmitir ao público infantil uma mensagem: a necessidade de comer frutos e legumes, em vez de adotar o vício das bolachas.

A medida que adultera o Monstro das Bolachas é semelhante ao que sucedera há alguns anos, quando o carismático Lucky Luke deixou cair o cigarro e passou a segurar na boca um pedaço de palha, então com o objetivo de lutar contra o tabagismo na população juvenil.

Agora, as alterações aos hábitos das personagens passam pela Rua Sésamo, mas apenas na edição espanhola. A medida já mereceu aplausos e críticas. Em declarações reproduzidas no JN, Isabel do Carmo, endocrinologista, considera que a decisão é “positiva” para as crianças, uma vez que as mensagens transmitidas por Televisão têm mais força. E no caso de “crianças obesas ou com peso excessivo, é necessário retirar-lhe esses alimentos da vista”.

Já a responsável da programação infantil da RTP, considera que se trata de um “golpe de marketing”. Teresa Paixão considera que o Monstro das Bolachas poderia manter a dieta inalterável, “apenas com bolachas que façam bem, sem excesso de açúcar”.

No entanto, criar um monstro dos legumes ou das frutas “é uma tolice” e não terá o mesmo impacto que a personagem original da Rua Sésamo. Certo é que, em Espanha, aquele monstro gigante, aos olhos de uma criança, devorador de bolachas vai passar a ter frutas e legumes a cair-lhe da boca. Tolice ou sensatez?

Em destaque

Subir