Nas Notícias

Moçambique/Autárquicas: Eleições com participação recorde de 60 por cento

A participação média nas eleições autárquicas de Moçambique atingiu um valor recorde de 60,3 por cento, anunciou hoje uma plataforma de observação, com base na votação nos 53 municípios do país.

O Centro de Integridade Pública (CIP), organização da sociedade civil moçambicana, refere em comunicado que o valor significa “um aumento significativo” em relação às eleições anteriores, de 46 por cento em 2013, 46 por cento em 2008 e 28 por cento em 2003.

“A cidade de Maputo teve uma participação de 63 por cento e Matola [segundo maior município do país] 59 por cento, comparado com 50 por cento e 38 por cento, respetivamente, nas eleições passadas”, acrescenta.

Quatro municípios tiveram uma participação acima de 70 por cento, com Metangula, na província nortenha do Niassa, a registar a mais alta participação, de 77 por cento.

Malema, na província de Nampula, teve a mais baixa participação: 39 por cento.

A Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) domina o mapa, com 44 vitórias, mas o CIP refere que “a oposição arrecadou 49 por cento dos votos a nível nacional”.

A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) conquistaram juntos nove municípios.

O MDM venceu na cidade da Beira, capital provincial de Sofala.

A Renamo venceu nas capitais provinciais de Nampula e Quelimane e ainda nos municípios de Nacala, Angoche, Malema, Ilha de Moçambique, Chiúre e Cuamba, recorrendo judicialmente dos resultados noutros cinco: Moatize, Monapo, Marromeu, Alto Molócue e Matola.

Em destaque

Subir