Nas Notícias

Moçambique vai fornecer 50 megawatts de energia ao Maláui

Moçambique vai fornecer anualmente 50 megawatts de energia ao Maláui, orçados em 50 milhões de dólares (42 milhões de euros), no âmbito de um acordo assinado na quinta-feira entre os dois governos, refere um comunicado divulgado hoje em Maputo.

A nota do Ministério dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique adianta que foram assinados, na quinta-feira, com as autoridades malauianas, cinco acordos técnicos e comerciais de cooperação no mercado energético, que preveem a interligação dos sistemas elétricos dos dois países.

Ao abrigo dos acordos, será construída uma linha de alta tensão ligando os dois países e orçada em 127 milhões de dólares (112 milhões de euros).

Falando após a cerimónia de assinatura, o ministro dos Recursos Minerais e Energia de Moçambique, Max Tonela, afirmou que o Maláui passa a membro efetivo da Rede de Energia da África Austral, através dos referidos acordos.

“O desenvolvimento da rede elétrica regional entre os Estados da África Austral constitui condição indispensável para garantir o seu desenvolvimento sustentável e industrialização”, declarou Max Tonela.

Em destaque

Subir