Categorias: Nas Notícias

Moçambique vai financiar mais de 50% do défice orçamental com crédito

O Governo moçambicano vai financiar mais de 50 por cento do défice do Orçamento do Estado de 2019 com o recurso ao crédito interno e externo, de acordo com os documentos sobre a despesa pública hoje apresentados pelo executivo no parlamento.

O Plano Económico e Social (PES) e o Orçamento do Estado (OE) de 2019 incluem um défice de 90.912 milhões de meticais (1,29 mil milhões de euros), correspondentes a 8,9 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), um incremento de 0,8 por cento do PIB previsto para este ano.

Na conta que apresentou hoje na Assembleia da República, o executivo diz que vai contrair empréstimos externos no valor de 43.724 milhões de meticais (620 milhões de euros) e empréstimos internos no valor de 19.447 milhões de meticais (276 milhões de euros).

O OE de 2019 será ainda financiado com 27.740 milhões de meticais de donativos (394 milhões de euros), um aumento de 0,9 pontos percentuais relativamente a 2018.

Na despesa inscrita para o próximo ano, o Governo moçambicano prevê a emissão de garantias e avales no montante de 151.250 milhões de meticais (2,1 mil milhões de euros) para o setor empresarial do Estado.

Desse montante, 136.125 milhões de meticais (1,9 mil milhões de euros), correspondentes a 90 por cento, serão destinados ao setor empresarial do Estado na indústria extrativa.

Pronunciando-se sobre o financiamento do défice orçamental, durante a apresentação do Plano Económico e Social e do OE de 2019, o primeiro-ministro moçambicano declarou que o Governo vai privilegiar o recurso a empréstimos concessionais e donativos para suportar parte da despesa.

“Esta forma de financiamento do défice orçamental mostra o esforço do Governo em recorrer menos ao endividamento interno e a créditos comerciais, o que permitirá a redução da pressão sobre o sistema bancário, libertando assim recursos para o setor privado financiar as suas atividades”, afirmou Carlos Agostinho do Rosário.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: ÁfricaMoçambique

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias