Nas Notícias

Moçambique prepara novas ações de prospeção de gás e petróleo com a ExxonMobil

O Governo moçambicano anunciou que está a preparar com a petrolífera ExxonMobil o início de novas atividades de prospeção de gás e petróleo no norte do país, a somar aos blocos já em fase de investimento, anunciou hoje fonte do executivo.

Os trabalhos de pesquisa de hidrocarbonetos deverão decorrer na zona de Angoche, na província de Nampula, norte de Moçambique, e poderão arrancar em breve, disse fonte governamental citada pela Rádio Moçambique.

O assunto terá sido discutido num encontro entre o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, e uma delegação da empresa, esta semana, em Nova Iorque, durante a deslocação do chefe de Estado à Assembleia Geral da ONU.

A participação da petrolífera norte-americana ExxonMobil na exploração de gás natural em Moçambique concretizou-se em 2017, com a compra da participação da ENI da Área 4 da Bacia do Rovuma.

Naquela área, um primeiro projeto, designado Coral Sul, deverá começar a produzir a partir de 2022 ao ritmo de 3,4 milhões de toneladas por ano, enquanto um outro projeto, Rovuma LNG com gás extraído da zona Mamba, deverá arrancar em 2024 com capacidade para fornecer 4,5 vezes mais, em simultâneo.

Em destaque

Subir