Mundo

Moçambique/Ciclones: Doadores começam desembolsos em agosto

Os parceiros internacionais vão começar em agosto próximo a desembolsar os fundos para a reconstrução de infraestruturas públicas destruídas pelo ciclone Idai e Kenneth, indicou o Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos.

“O Governo e parceiros já estão a fazer o levantamento das prioridades por setor para a reconstrução das infraestruturas do Estado devastadas pela passagem dos ciclones Idai e Kenneth”, declarou João Machatine, ministro das Obras Públicas e Recursos Hídricos.

Após o inventário, prosseguiu, os doadores vão iniciar a canalização dos 1,2 mil milhões de dólares (mil milhões de euros) que prometeram na conferência de doadores realizada em maio.

Lembrando que o orçamento total para a reconstrução das infraestruturas destruídas pelos ciclones é de 3,2 mil milhões de dólares (2,8 mil milhões de euros), João Machatine afirmou que o Governo está a envidar esforços para a mobilização do défice resultante dos compromissos assumidos na conferência de doadores em maio.

O ciclone Idai atingiu o centro de Moçambique em março, provocando 604 vítimas mortais e afetando cerca de 1,8 milhões de pessoas.

Pouco tempo depois, Moçambique voltou a ser atingido por um ciclone, o Kenneth, que se abateu sobre o norte do país em abril, matando 45 pessoas e afetando outras 250.000.

Em destaque

Subir