Nas Notícias

Mitos e verdades sobre asma e covid-19

 No âmbito do Dia Mundial da Asma, que se assinala a 5 de maio, a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, em sintonia com o mote proposto este ano pela Global Initiative for Asthma (GINA), pretende desvendar alguns mitos relacionados com asma e covid-19.  

Desde o início da pandemia, várias informações sem fundamento científico foram disseminadas nos meios de comunicação e redes sociais, gerando nos doentes asmáticos alguns receios infundados, levando-os a alterar comportamentos que colocam, por vezes, em risco o controlo da sua asma. 

Eis alguns mitos e verdades que importa esclarecer neste dia: 

– Doentes asmáticos não devem fazer a vacina contra a covid-19 porque têm maior risco de reação adversa. Verdadeiro ou falso?

Falso. 

Muitos tipos de vacinas foram estudados também em asmáticos e estão a ser usadas em todo o mundo e nem todos os asmáticos têm um quadro associado de alergias.

De qualquer maneira, as reações alérgicas às vacinas são raras e, atualmente, nenhuma doença alérgica contraindica de forma absoluta a toma destas vacinas.

Salienta-se que há casos que devem ser previamente avaliados em consulta para decisão de vacinação, como por exemplo, história prévia de recção alérgica grave a qualquer componente da vacina ou a outra vacina.

Atualmente, pesando os riscos e benefícios, recomenda-se a vacinação contra a covid-19 nos doentes asmáticos.  

– Doentes asmáticos têm maior probabilidade de morte por covid-19. Verdadeiro ou falso?

Depende. 

Globalmente, os doentes asmáticos bem controlados não têm maior probabilidade de morte por covid-19. 

Contudo, estudos mostraram que, em doentes com necessidade recente de ciclo de corticoides orais ou doentes com asma grave recentemente internados, o risco de morte por COVID-19 foi superior.  

– Corticoterapia inalada aumenta risco de complicações associadas à infeção pelo novo coronavírus. Verdadeiro ou falso?

Falso.  

A corticoterapia inalada é central no tratamento do doente asmático, para controlo da doença, e os asmáticos controlados não têm maior risco de desenvolver doença grave ou de mortalidade por covid-19.

Os doentes com asma devem manter a sua medicação inalada habitual, bem como manter a sua asma controlada. 

Em destaque

Subir