Categorias: Nas NotíciasPaís

Mitigação da erosão costeira é um trabalho que nunca vai estar concluído, diz Governo

As intervenções de mitigação da erosão costeira no país são uma “tarefa que não vai ter fim”, com a linha da costa a recuar sete metros cada ano, alertou hoje o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.

“Eu vou anunciar a data em que vão ficar concluídas [as intervenções] no litoral: É nunca. Nunca vão estar concluídas. É uma tarefa que não vai ter fim”, disse o membro do executivo, que falava durante a assinatura de um protocolo na Figueira da Foz, que prevê mitigar os efeitos da erosão costeira a sul da barra, com a deposição de três milhões de metros cúbicos de areia para essa zona do concelho.

Segundo o ministro, estes processos têm de utilizar “métodos de engenharia natural” por intervirem em ecossistemas “tão frágeis e ricos, como qualquer ecossistema fronteira”.

“Esta é uma história que não acaba”, notou, apontando para a especial necessidade destas intervenções no centro e norte de Portugal, onde se assiste a um recuo médio da linha da costa de sete metros por ano, face às alterações climáticas.

Para João Pedro Matos Fernandes, tem que se “colocar areia onde ela faz falta, reconstruir dunas e saturar com areia junto à costa”. Caso contrário, destrói-se “não só o meio ambiental, mas também o meio económico”, sublinhou.

Segundo o ministro, há de momento 142 milhões de euros em curso de investimento no litoral português, com 112 milhões de intervenções lideradas pela Agência Portuguesa do Ambiente e por autarquias e outros 30 milhões de euros através dos programas Polis, que estão no final do seu ciclo.

Até ao final da legislatura, a esses 142 milhões de euros serão adicionados mais 40 milhões, sendo uma fatia importante desse valor investido na Figueira da Foz (19 milhões de euros).

No caso da Figueira da Foz, o projeto visa retirar areia que “até estorva” à entrada das embarcações no porto, permitindo, ao mesmo tempo, canalizá-la para onde ela é necessária.

“Esta estratégia tem que se manter no futuro”, salientou, realçando também a importância de parcerias entre os diversos atores envolvidos.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: Ambientehome

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias