Mundo

Mistério: Barcos fantasma trazem 25 cadáveres para a costa japonesa

O Japão apresou 12 barcos à deriva e as notícias dos ‘navios fantasmas’ rapidamente assustaram a população. É que a bordo estavam pelo menos 25 cadáveres humanos, embora só tenham sido encontrados seis crânios. Os indícios apontam para os barcos e os corpos sejam da Coreia do Norte.

Os navios fantasmas fazem parte do imaginário de qualquer criança que goste de brincar aos piratas, mas as últimas descobertas feitas ao largo do Japão nada têm de imaginário.

Doze barcos, bem reais, foram apresados ao largo da costa do país, durante operações realizadas nas últimas semanas.

Mas o que tem assustado a população são as notícias quanto à ‘tripulação’. É que, até ao momento, foram identificados pelo menos 25 cadáveres humanos no interior das embarcações, em avançado estado de decomposição.

O que mais tem intrigado as autoridades japonesas é que só foram encontrados seis crânios nestes barcos.

Um sinal escrito à mão e uma bandeira encontrados a bordo apontam para que os barcos e os corpos sejam da Coreia do Norte, com um dos navios (o que tinha o sinal manuscrito) a pertencer à unidade 325 da Marinha norte-coreana.

Como o regime de Pyongyang não emitiu qualquer alerta de embarcações desaparecidas nos tempos mais recentes, não foi até agora possível confirmar a nacionalidade das vítimas e a proveniência dos navios em causa.

Sabe-se, no entanto , que o ‘líder supremo’ Kim Jong-un definiu a pesca como uma atividade prioritária, quer para diminuir a dependência do país das colheitas agrícolas e do clima, quer para manter relações económicas com alguns dos seus países vizinhos.

A teoria mais forte aponta para que, pressionados pelo Governo de Pyongyang, alguns pescadores tenham tentado a sorte em zonas mais afastadas da costa, tendo sido apanhados pelo mar revolto, ou por ventos fortes.

Mas não há até ao momento nenhuma explicação oficial.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir