Fórmula 1

‘Missão Winnow’ da Ferrari em Suzuka transformou-se em missão complicada

A qualificação para o Grande Prémio do Japão de Fórmula 1 não foi de todo aquilo que a Ferrari esperava e desejava, já que um problema com um sensor inviabilizou um bom desempenho por parte de Sebastian Vettel.

O alemão da Ferrari quedou-se pelo nono tempo, e o semblante na ‘Scuderia’ ficou bastante carregado. Pareceu claro que a Q3 não foi bem gerida pela equipa, já que a chuva que começou a cair foi ‘anunciada’ nos últimos minutos da Q2 e a Ferrari optou por montar pneus intermédios, quer no monolugar de Vettel, quer no de Kimi Raikkonen.

Percebeu-se que a mistura super macia, utilizada pelos outros pilotos presentes na terceira qualificação, gerava aderência suficiente, e após uma volta de instalação os carros de Maranello eram obrigados a trocar de ‘calçado’.

Foi nesta altura que Sebastian Vettel cometeu um erro na curva Spoon e com isso perdeu a oportunidade de imitar o seu companheiro de equipa que pelo menos realizou uma volta suficiente para o colocar na segunda fila da grelha. Sob pressão o germânico tentou uma nova volta lançada mas a chuva voltou a cair e a tentativa foi abortada.

A questão do sensor surgiu mais tarde, quando se falou de que a FIA tinha colocado um segundo sensor nos Ferrari, na sequência de suspeitas sobre a legalidade da unidade de potência dos monolugares de Maranello.

Inquirito sobre o tema o diretor da equipa italiana não reagiu muito bem, embora respondendo ao canal alemão RTL: “Sim temos um sensor extra. Não temos qualquer problema em atender ao pedido da FIA, mas é estranho que toda gente saiba desse segundo sensor. O layout da nossa bateria é bastante complexo, mas ainda há propriedade intelectual”.

Na origem da reação de Maurizio Arrivabene poderá estar o conhecimento por parte da concorrência sobre ‘segredos’ da ‘Scuderia’, o que obviamente poderia ser um problema sério para a Ferrari e será isso que mais o irrita, classificando o tema como “um caso sério”.

Sem entrar em detalhes sobre o segundo sensor, o chefe da equipa Ferrari garante que o monolugar italiano está “totalmente legal hoje, e o que aconteceu sucedeu no começo”, frisando que o segundo sensor não faz os seus carros “perderem qualquer performance” não tendo por isso qualquer influência no desempenho de Vettel na qualificação para a corrida nipónica.

Em destaque

Subir