Mundo

Missão da CEDEAO chega hoje a Bissau para analisar processo eleitoral

Uma missão ministerial da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) chega hoje à Guiné-Bissau para analisar os preparativos para a realização de eleições legislativas no país, informou hoje a organização.

A CEDEAO tem estado a acompanhar os preparativos em curso para as eleições legislativas na Guiné-Bissau.

Durante a sua estada em Bissau, a missão vai reunir-se com as autoridades nacionais, líderes políticos e representantes da comunidade internacional.

A missão ministerial da CEDEAO chega a Bissau depois de o Ministério Público guineense, através de um despacho, ter ordenado a suspensão do recenseamento eleitoral em curso no país e colocado forças de segurança no Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral no âmbito de uma investigação que está a fazer por suspeitas de fraude.

A investigação teve início na sequência de uma queixa apresentada por um grupo de partidos políticos, onde está incluído o Partido de Renovação Social (segunda maior força do país e que faz parte do atual governo em funções no país), terem apresentado uma queixa no Ministério Público por alegadas irregularidades no processo de recenseamento.

No final da última visita realizada à Guiné-Bissau, a 05 de novembro, a CEDEAO referiu que queria que o país realizasse eleições legislativas até ao final deste ano.

As eleições legislativas na Guiné-Bissau estavam inicialmente marcadas para dia 18 deste mês, mas dificuldades na preparação do processo, nomeadamente atrasos no recenseamento eleitoral, levaram ao adiamento do escrutínio.

Em destaque

Subir