Mundo

Missão cumprida: As 12 crianças e o treinador estão a salvo

Os últimos quatro rapazes e o treinador foram retirados hoje da gruta de Tham Luang, em Chiang Rai, no norte da Tailândia.

As 13 pessoas que estavam presas na gruta na Tailândia estão a salvo. Na manhã desta terça-feira, foram retirados quatro menores e o treinador, sendo que as operações de resgate foram um sucesso.

Termina deste modo o pesadelo das vítimas e a angústia dos familiares, numa das mais delicadas missões dos últimos anos.

Os rapazes e o treinador foram retirados numa operação que durou três dias e que começou no domingo, quando os mergulhadores conseguiram retirar da gruta os quatro primeiros rapazes.

No domingo foram salvas quatro criançasna segunda-feira outras tantas e hoje as autoridades salvaram as últimas quatro crianças do grupo, bem como o treinador.

As chuvas fortes marcaram o início das operações, que terão começado pelas 08h00 locais (02h00 em Lisboa).

Este era o cenário que as autoridades tailandesas receavam, colocando mais pressão ainda na missão dos mergulhadores, uma vez que continuam a chegar informações sobre a descida na percentagem de oxigénio no ar no complexo subterrâneo da Doi Nang Non, que se estende por quatro quilómetros, com água a atingir o teto em algumas secções.

No domingo também choveu bastante, mas na segunda-feira o mesmo chefe da célula de crise afirmou que tal não tinha alterado o nível da água na gruta.

Durante toda a madrugada e manhã choveu no local onde decorrem as operações de socorro.

O grupo de 12 rapazes e o treinador foram explorar a área depois de um jogo de futebol no dia 23 de junho.

Na altura, as inundações resultantes das monções bloquearam-lhes a saída da gruta e impediram que as equipas de resgate os encontrassem. O acesso ao local onde ficaram encurralados só foi possível via mergulho, através de túneis escuros e estreitos, cheios de água turva e correntes fortes.

Apesar das dificuldades, e da luta contra o tempo (não apenas o meteorológico), a missão foi concluída com sucesso. Veja como foi realizado o resgate, neste vídeo.

Aguarda-se agora um balanço oficial das autoridades tailandesas.

Em destaque

Subir