Categorias: Nas Notícias

Ministros Santos Pereira e Assunção Cristas com multa diária de 43 euros pela suspensão da A26

A suspensão da construção da autoestrada 26 (A26), entre Sines e Beja, terá um custo pessoal para Santos Pereira e Assunção Cristas. Os ministros foram condenados pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja a pagar uma multa de 43 euros por cada dia de suspensão, avança o Negócios.

Pela primeira vez em Portugal, um tribunal responsabiliza pessoalmente os políticos que suspendem uma obra. A decisão, revela hoje o Jornal de Negócios, é do Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja (TAFB): Álvaro Santos Pereira e Assunção Cristas terão de pagar 43,65 euros por cada dia de suspensão das obras da autoestrada 26 (A26) que deveriam ligar Sines a Beja.

Também o presidente da Estradas de Portugal (EP), António Ramalho, e a concessionária da obra terão de pagar a mesma multa diária, válida enquanto não forem implementadas medidas de segurança para os utilizadores da A26.

O TAFB sustenta a decisão, baseada na providência cautelar interposta pelo município de Ferreira de Alentejo contra os ministérios da Economia e da Agricultura e contra a Estradas de Portugal, nas falhas de segurança existentes, salientando a falta de sinalização, de ressaltos no pavimento e os baixos níveis de desenvolvimento de obras e de outras estruturas.

O Governo já anunciou, em comunicado enviado à Lusa, que vai recorrer da decisão “porque não se verificam os pressupostos necessários para o decretamento da providência cautelar com o alcance pretendido pelo município de Ferreira do Alentejo”. Na mesma nota, o Ministério da Economia salienta que as matérias foram regularizadas pela EP, quer no contrato de subconcessão original, quer no memorando de entendimento relativo à redução do objeto.

“A verificar-se perigo de ocorrência de danos para a integridade física das populações cabe à sub-concessionária (SPER) a responsabilidade pelos mesmos”, avançou o Ministério da Economia, num comunicado citado pelo Negócios.

Em causa está a retirada da subconcessão e suspensão dos trabalhos de construção dos lanços da A26 entre Relvas Verdes e Grândola e entre Santa Margarida do Sado e Beja, após uma renegociação do contrato da subconcessão Baixo Alentejo com a SPER. A concessionária, liderada pela Edifer e pelos Dragados, suspendera as obras no final de 2011, alegadamente por dificuldades de financiamento, e esse acordo com a EP, de setembro de 2012, previa uma poupança para o Estado de 338 milhões de euros.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias