Mundo

Ministros dos Negócios Estrangeiros em Macau para reforçar relacionamento bilateral

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, reúne-se hoje com o chefe do executivo da região administrativa especial de Macau, Fernando Chui Sai On, além de encontros com empresários portugueses, no âmbito da visita que realiza à China.

Da agenda do governante português naquele território faz parte uma visita à chancelaria do Consulado-Geral de Portugal, onde terá um encontro com os Conselheiros das Comunidades Portuguesas, com empresários portugueses e imprensa de língua portuguesa, bem como uma receção à comunidade portuguesa, ao final do dia, na residência do consulado.

A visita à Escola Portuguesa de Macau e à Feira Internacional de Macau, são outros dos pontos da agenda do ministro em Macau.

A visita de quatro dias à China, que começou por Cantão, onde Santos Silva inaugurou um novo consulado geral de Portugal e se encontrou com o Governador daquela província, Ma Xingrui, tem por objetivo “o reforço do já estreito relacionamento bilateral e insere-se igualmente no quadro de uma próxima visita do Presidente Xi Jinping a Portugal”, explica o Ministério dos Negócios Estrangeiros português em comunicado.

De Macau, Augusto Santos Silva parte depois para Pequim, onde participa na reunião da 10.ª Comissão Mista Económica entre Portugal e a China e tem encontros marcados com o Conselheiro de Estado e ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, e com o ministro do Comércio da China, Zhong Shan, bem como com o diretor da Comissão de Negócios Estrangeiros do Bureau Político do Partido Comunista da China e membro do Politburo, Yang Jiechi.

Em destaque

Subir