Nas Notícias

Ministro que defende a regionalização avisa que será preciso um novo referendo

Capoulas Santos defende a regionalização, mas na qualidade de ministro (da Agricultura) lembrou que “o país já se pronunciou sobre esta matéria”, pelo que será necessário realizar “uma nova consulta” popular.

Em declarações à Renascença, o governante salientou que o tema poderá voltar à atualidade na próxima legislatura.

“Não me repugnaria que se possam criar condições para realizar um referendo”, afirmou.

Como “já passou tempo suficiente”, a sociedade poderá ter refletido sobre as consequências do anterior (e único) referendo à regionalização e, eventualmente, mudado de ideias.

“Pessoalmente, sempre fui favorável à Regionalização e continuo a sê-lo”, garantiu: “Mas o país já se pronunciou sobre esta matéria e, para que o processo possa ser invertido, terá se ser realizada nova consulta”.

Opinião semelhante tem o social-democrata Álvaro Amaro.

“Vamos ver se na próxima legislatura podemos estar em condições de discutir o assunto”, comentou, também para a Renascença.

De acordo com o deputado do PSD, não pode ser um tabu “colocar o país a discutir qual é a melhor forma do Estado se organizar, no nível abaixo da administração central”.

“Do acordo que fizemos com o Governo consta a formação de uma comissão que nos possa dizer, daqui a um ano, que a melhor organização do Estado no nível subnacional pode passar pela regionalização”, concluiu.

Em destaque

Subir