Categorias: EconomiaNas Notícias

Ministro de Economia diz que Lisboa e Pequim “têm caminho de progresso muito significativo”

O ministro Adjunto e da Economia português considerou hoje que as relações entre Portugal, China e o mundo falante de português “têm um caminho de progresso muito significativo”, sublinhando que Macau pode desempenhar “um papel muito importante nesse relacionamento”.

“Portugal e a China têm relações de mais de 500 anos que surgiram e se densificaram, sobretudo, a propósito de Macau. A relação de confiança que se estabeleceu entre os dois Estados, particularmente na questão da transição da administração do território para a República Popular da China permitiu consolidar relações históricas e o conhecimento recíproco em benefício de ambos os povos”, realçou Pedro Siza Vieira, no enceramento da conferência “O Futuro de Macau na Nova China” organizada pela Agência Lusa no Centro Científico e Cultural de Macau, em Lisboa.

Numa mensagem em vídeo, o ministro Adjunto e da Economia salientou que o “protagonismo de Macau num futuro de cooperação entre a China e os países falantes de português” representa um “fator decisivo do futuro” do relacionamento de Portugal “em benefício do desenvolvimento económico e da prosperidade” dos povos.

“Portugal conhece bem Macau. Macau conhece bem a realidade lusófona. Está bem integrada na República Popular da China e a presença muito significativa de uma comunidade importante de portugueses na região, também apoia este processo”, argumentou.

Pedro Siza Vieira indicou ainda que a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) representa mais de 4 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e situa-se “em mercados muitos importantes” como a União Europeia, mercado com quase 500 milhões de habitantes e também os continentes americano, africano e asiático regiões, que, segundo o ministro, são “do mais dinâmico crescimento económico e populacional do mundo”.

A conferência “O Futuro de Macau na Nova China”, organizada pela Agência Lusa, decorreu hoje no Centro Científico e Cultural de Macau e contou com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, do embaixador da China em Lisboa, Cai Run, do presidente da Câmara de Comércio Luso-Chinesa, João Marques da Cruz, do presidente da Confederação Industrial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP), Salimo Abdula, entre outros.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: China

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 30 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 30 de…

há % dias

Pilates na Ortopedia

Joana Bento Rodrigues - Ortopedista /Membro da Direção da SPOT A modalidade de Pilates foi…

há % dias

As 4 principais falhas éticas dos líderes que mais prejudicam os trabalhadores

A propósito do Dia do Trabalhador conheça os maiores erros de ética empresarial Quando os…

há % dias