Nas Notícias

Ministro da Saúde quer esclarecimentos do SEP sobre reutilização de materiais em hospitais

paulo_macedo1Paulo Macedo, ministro da Saúde, não tem conhecimento de qualquer caso de reutilização de materiais, como pacemakers, situação denunciada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP). “Vamos pedir ao Sindicato de Enfermeiros Portugueses que nos faça chegar os casos concretos que suscitaram esta denúncia”, afirmou o titular da pasta da Saúde.

“Se não são reutilizáveis não o podem ser”, afirma Paulo Macedo, defendendo que nenhuma unidade de saúde pode proceder a qualquer prática do género. No entanto, o ministro não conhece nenhum caso em que se verifique o uso repetido de materiais em doentes, como pacemakers, situação que o Sindicato de Enfermeiros Portugueses denunciara.

“Não tenho conhecimento de qualquer caso. Vamos pedir ao Sindicato de Enfermeiros que nos faça chegar os casos concretos que suscitaram esta denúncia”, acrescentou o ministro da Saúde, que promete debruçar-se sobre este assunto, para, eventualmente, abrir exceções em casos onde não se verifique qualquer risco para o paciente.

“O Ministério da Saúde vai trabalhar com os especialistas no sentido de se reutilizar os materiais que podem ser reutilizáveis, dentro das certificações e cuidados necessários”, adiantou Paulo Macedo.

A alegada reutilização de pacemakers por parte de médicos em unidades de saúde foi denunciada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, que apontava essa estratégia como corte de despesa feito à custa de riscos para os doentes.

O bastonário da Ordem dos Médicos reagiu, em declarações à Lusa, afirmando que esse procedimento não é de todo desadequado, desde que os pacemakers sejam novamente esterilizados.

José Manuel Silva salienta o “elevado custo” dos aparelhos e lembra também que essa eventual reutilização não provoca danos aos pacientes, desde que feita corretamente. Desde modo, o Ministério da Saúde pode poupar dinheiro sem perda da qualidade dos serviços.

“Apesar de ferir as regras europeias, há empresas que produzem aparelhos pensando nessa possibilidade de reutilização. Existem pacemakers com preços muito altos e que podem perfeitamente ser utilizados novamente, desde que seja feita nova esterilização”, afirma o bastonário.

Em destaque

Subir