Economia

Ministro da Economia levanta véu sobre projetos de transportes

alvaro_santos_pereira2Governo vai apostar nos transportes, tendo já em vista ligações de cariz europeu e a partir dos diversos portos. O novo plano deverá proporcionar ligações de passageiros e mercadorias desde Aveiro e Sines.

“A linha de bitola europeia não pode ser só a linha de Sines. É muito importante que haja uma linha do Norte do país, a partir de Aveiro, que ligue através da linha Beira Alta para o resto da Europa”, pormenorizou Álvaro Santos Pereira, que participava num debate da RTP.

O projeto deverá ser apresentado ainda esta semana. “Os fundos que estavam anteriormente alocados para o TGV e outros grandes projetos de investimento poderão ser realocados para estes projetos que irão aumentar a competitividade da economia portuguesa”, declarou Santos Pereira.

O ministro fez referência ainda à suspensão e cancelamento de obras relativas a troços rodoviários de valor superior a mil milhões de euros devido a problemas de financiamento.

Produção de energia nuclear é “uma possibilidade”

Álvaro Santos Pereira encara ainda a produção de energia nuclear como “uma possibilidade”. No entanto, o ministro da Economia recusa um novo debate acerca deste tema, uma vez que “as empresas já passaram a fase do debate”.

outubro será a altura em que se apresentará um “modelo sustentável” para o mercado de eletricidade. Além disto, o governante admite que as energias renováveis são uma boa aposta “desde que sejam competitivas” e que “não onerem em demasia” os contribuintes.

O ministro da Economia deu a conhecer que a Lei da Concorrência será colocada, nas próximas duas semanas, em consulta pública.

Em destaque

Subir