Álvaro Santos Pereira, ministro da Economia e do Emprego, anuncia investimento em minas de ouro no Alentejo. O contrato de concessão será lançado “na próxima semana” e representa o início de um conjunto de concessões que estão na agenda do Governo. Prospeção de gás também pode avançar noutras regiões do país.
Álvaro Santos Pereira, que participava numa Comissão Parlamentar de Segurança Social e Trabalho, anunciou que o Governo tem em agenda uma série de investimentos na exploração de ouro, sendo que a primeira concessão será anunciada dentro de dias.
Este contrato de concessão, em minas alentejanas, será o primeiro de muitos outros que o executivo tem em agenda e que serão anunciados ao longo dos próximos meses, todos eles no setor mineiro.
“Na próxima semana, vamos anunciar um novo contrato para a exploração de ouro no Alentejo. Durante os meses que se seguem, o Governo irá também anunciar novas concessões no setor mineiro”, revelou o titular da pasta da Economia e do Emprego.
Com a crise de diversos países e a instabilidade económica mundial, os investidores optam por investir nas matérias-primas, o que tem provocado uma valorização do ouro, que nos últimos meses se transformou numa verdadeira… mina.
Álvaro Santos Pereira abordou também outras áreas de investimento que estão nos planos do seu ministério, lembrando a prospeção de gás natural no Algarve. O Governo poderá estender essa aposta para outras regiões do país. “Há boas perspetivas de isso suceder”, sublinhou.
Estas informações surgem na ressaca de uma manifestação de interesse por parte da multinacional Rio Tinto pretender investir nas minas de ferro da Torre de Moncorvo. Segundo o ministro da Economia e do Emprego, “existem conversações” nesse sentido, o que confirma a aposta do executivo no setor mineiro.