Categorias: MundoNas Notícias

Ministro da Defesa diz que ao Governo português “não interessa” um exército europeu

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, afirmou hoje que “não interessa” ao Governo português integrar um exército europeu, salientando que o executivo nem sequer está “habilitado pela Assembleia da República” para tal.

Questionado sobre o assunto durante o debate sobre “Portugal e a defesa europeia em mudança”, organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-francesa, em Lisboa, o ministro da Defesa começou por referir que a posição do país sobre “o exército europeu é uma posição conhecida”.

João Gomes Cravinho lembrou que, quando se colocou a possibilidade de Portugal participar na Cooperação Estruturada Permanente para a defesa europeia (PESCO na sigla inglesa), a questão foi colocada na altura à Assembleia da República, “como tinha de ser, na medida em que se trata de uma abordagem nova, significativa, com impacto estratégico” para o país.

Nessa altura, assinalou, “houve uma convergência grande, de esquerda à direita, em relação à ideia de que a participação na PESCO não devia de ser precursora de um exército europeu, não deveria de resultar, portanto, numa especialização em que um país assume responsabilidade por certo tipo de capacidade”, posição que o executivo partilha.

“Nós não estamos habilitados pela nossa Assembleia da República, nem por aquilo que são os nossos interesses, a alterar o padrão das nossas Forças Armadas, para serem uma parcela” de umas forças armadas “únicas, de um exército europeu”, salientou o ministro da Defesa.

A Portugal interessa, “isso sim, promover a interoperabilidade”.

“Interessa-nos, no fundo, promover a capacidade de trabalho conjunto com outras forças armadas das quais estamos próximos, como é o caso das Forças Armadas francesas, mas não nos interessa desenvolver, no sentido de um exército europeu”, reforçou.

O ministro disse também que a ideia de um exército europeu “não se trata de algo que deva ser entendido de forma literal, mas antes uma metáfora para uma capacidade europeia, uma capacidade de projeção de acordo com interesses que são definidos no plano europeu”.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: Defesahome

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 7 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 7 de…

há % dias

Células estaminais promissoras no tratamento do Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imune ataca…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

7 de maio, a Alemanha nazi rende-se na II Guerra Mundial

Sete de maio de 1945 assinala o princípio do fim da II Guerra Mundial, com a…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias