Nas Redes

Ministro arrasado por ter pedido medalha para Sócrates, em 2014

Augusto Santos Silva, atual ministro dos Negócios Estrangeiros, tem sido arrasado nas redes sociais por causa de uma publicação que fez, em 2014, onde apelava a Cavaco Silva, então Presidente da República, para não condecorar José Sócrates, uma vez que haveria outro chefe de Estado a ter essa “honra”.

Agora que foi conhecida a acusação do Ministério Público ao antigo primeiro-ministro no processo ‘Operação Marquês’, e embora Sócrates tenha presunção de inocência até trânsito em julgado, os internautas têm criticado a publicação de Santos Silva, que data de 2014.

“Já alguém perguntou ao ministro dos Negócios Estrangeiros se ele ainda acha que José Sócrates merece a condecoração?”, é uma das questões que muitos utilizadores das redes sociais fazem.

Na altura, o deputado do PS Ascenso Simões escreveu uma carta a Cavaco Silva pedindo que agraciasse Sócrates com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, como era tradição fazer com antigos chefes do Governo. E Santos Silva abordou o tema.

“Senhor Presidente, não dê ouvidos a Ascenso. Não se deixe pressionar. Não condecore Sócrates. É que ele não merece tamanha nódoa no seu currículo”, disse.

E acrescentou: “Haverá certamente, dentro em breve, um Presidente merecedor da honra de condecorá-lo”.

Na altura, muitas vozes socialistas mostraram-se desagradadas com o facto de Cavaco Silva não condecorar Sócrates, cumprindo a tradicional medalha pós-exercício de funções de soberania que é feita aos antigos chefes de Governo.

Em destaque

Subir