Nas Notícias

Ministra do Mar diz que Portugal conseguiu “máximo histórico” nas possibilidades de pesca

Portugal conseguiu hoje um aumento para as 131 mil toneladas nas possibilidades de pesca para 2019, o que representa “um novo máximo histórico” desde que há registo das capacidades de capturas, disse a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.

“Temos muito boas notícias para Portugal, para os nossos pescadores e armadores de pesca, com um aumento de 24 por cento do total de capturas possível, atingindo as 131 mil toneladas”, disse a ministra, no final do Conselho de ministros das Pescas, marcado, como habitualmente, por uma maratona negocial.

Estas 131 mil toneladas, sublinhou, “é um novo máximo histórico”, comprometendo-se a cumprir, em 2020, o objetivo do rendimento máximo sustentável das unidades populacionais.

Considerando as espécies comercialmente mais importantes, a ministra salientou a manutenção, face a este ano, da quota da pescada, quando a Comissão Europeia tinha proposto um corte de 14 por cento.

No caso do tamboril, o aumento das capturas é de 5 por cento, em vez dos 2 por cento inicialmente propostos.

Outras espécies comercialmente importantes são o atum rabilho – muito consumido pelos apreciadores de ‘sushi’ – cuja captura pode aumentar 11 por cento em 2019, e as raias, cuja quota sobe 10 por cento quando estava prevista não ser alterada.

No que respeita ao bacalhau, a frota pesqueira portuguesa beneficia de um aumento de 12 por cento para o conjunto das três quotas de pesca desta espécie, incluindo nas zonas NAFO (Atlântico Noroeste), nomeadamente o Canadá.

Em destaque

Subir