Categorias: Nas NotíciasPaís

Ministra da Saúde recebe hoje elementos do movimento “greve cirúrgica”

Representantes do movimento “greve cirúrgica” dos enfermeiros vão ser hoje recebidos pela ministra da Saúde, Marta Temido, num encontro agendado para as 19:30 no Ministério, em Lisboa.

A informação foi confirmada à agência Lusa por duas profissionais deste movimento, que esteve na origem da greve dos enfermeiros em blocos operatórios e que lançou uma recolha de fundos que angariou mais de 360 mil euros para financiar os grevistas e que já lançou uma nova angariação para uma segunda greve idêntica.

A enfermeira Catarina Barbosa disse à agência Lusa que o movimento pretende “fazer à ministra da Saúde um retrato real da profissão”, considerando que “muita da informação que tem sido passada, nomeadamente pelo Governo” não está de acordo com a realidade.

O movimento de enfermeiros considera que as 35 horas de trabalho semanais não são uma realidade para todos os enfermeiros e que o descongelamento de escalões também está a criar desigualdades, prejudicando sobretudo os profissionais com contratos individuais de trabalho.

Os profissionais assumem ainda como “pontos em que estão irredutíveis” a criação da carreira de categoria especialista e a antecipação da idade da reforma para os 57 anos.

Sara Rego, também enfermeira do movimento “greve cirúrgica”, disse à Lusa que encara esta reunião com a ministra Marta Temido como uma “atitude positiva” e que indicia “vontade de dialogar”.

Os enfermeiros dos blocos operatórios de cinco hospitais públicos estão em greve há quase um mês, uma paralisação que se estende até 31 de dezembro e que tem provocado o adiamento de cerca de 500 cirurgias programadas por dia.

A greve, que teve origem neste movimento “greve cirúrgica”, foi marcada por dois sindicatos – Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) e Sindicato Democrático dos Enfermeiros Portugueses (Sindepor), que já admitiram avançar para uma segunda paralisação nos mesmos moldes, a partir de janeiro.

A ministra da Saúde recebe na sexta-feira os sindicatos dos enfermeiros, dois dias depois de se ter avistado com a bastonária da ordem destes profissionais.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 26 de abril de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 26 de…

há % dias

Alterações climáticas podem tornar-se na principal causa da perda de biodiversidade até 2050

De acordo com um estudo publicado hoje (sexta-feira, 26) na prestigiada revista Science, a biodiversidade global…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

26 de abril, dia de recordar as vítimas de Chernobyl

A 26 de abril de 1986, na Ucrânia (então parte da União Soviética), dá-se o pior…

há % dias

UC coordena projeto europeu direcionado para agricultura digital

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a coordenar um…

há % dias

24 de abril, os gregos entram em Troia escondidos no mítico Cavalo

O dia 24 de abril marca a entrada dos gregos em Troia: os troianos julgam…

há % dias