Nas Notícias

Ministra da Agricultura espera para saber “o que nos calha ao nível de novos fundos” comunitários

assuncao cristasA ministra da Agricultura, Assunção Cristas, aguarda pelas decisões do Conselho Europeu em novembro para delinear a estratégia a seguir entre 2014 e 2020. “Veremos se é possível fechar aí as perspetivas financeiras, para depois vermos o que nos calha ao nível de novos fundos”, afirmou.

Com que fundos podem esperar a agricultura e a pesca portuguesas para o período 2014-2020? A ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território não sabe ainda responder a essa questão, mas acredita que as linhas gerais podem começar a ser definidas dentro de poucos dias.

“Considero importante o Conselho Europeu de 22 e 23 de novembro. Veremos se é possível fechar aí as perspetivas financeiras, para depois vermos o que nos calha ao nível de novos fundos”, assumiu Assunção Cristas, numa conferência sobre a estratégia comunitária 2014-2020 que decorreu em Lisboa.

Nesse Conselho Europeu, os líderes da União vão debater o papel das cidades na promoção do desenvolvimento sustentável, assim como novos instrumentos de políticas públicas. É nesse contexto que a ministra defende “uma interligação” entre os fundos setoriais, de forma a promover “um diálogo alargado do que é necessário” para Portugal.

A importância dos fundos comunitários foi realçada por António Costa, que também participou no encontro, numa simples frase. “São o único investimento seguro com que Portugal poderá contar nos próximos anos”, resumiu o presidente da Câmara de Lisboa.

Em destaque

Subir