Nas Notícias

Ministério das Finanças precisa de uma “unidade” de “divulgação de conteúdos” para “evitar problemas”

vitor gasparVítor Gaspar, ministro das Finanças, revela no Orçamento de Estado para 2013 a intenção de criar uma “unidade” vocacionada para a comunicação ou, “se esta abordagem for razoável”, para “divulgação de conteúdos”. O objetivo é transmitir melhor as políticas à comunicação social.

O tom pausado de Vítor Gaspar, que tantas críticas e humor tem gerado, precisa de ser corrigido para não perturbar a qualidade da mensagem a transmitir. Quem o admitiu foi o próprio ministro das Finanças, que no Orçamento de Estado para 2013 propõe a criação de uma “unidade” para melhorar a comunicação, ou melhor, “para divulgação de conteúdos”, devendo evitar-se “a expressão comunicação”.

No anexo em que sugere a criação da “unidade”, Vítor Gaspar explica com uma nota pessoal: “esta unidade coloca algumas questões delicadas. As relações com a comunicação social são naturalmente políticas. Esta questão de fronteira terá de ser esclarecida para evitar problemas”.

Este departamento é o que promete ser mais polémico de entre os quatro sugeridos para o Ministério das Finanças, pois no mesmo anexo é referida a intenção de criar unidades de planeamento e controlo de gestão, de sistemas de informação (mais vocacionados para a gestão documental e de bases de dados) e de gestão de recursos.

“A minha sensibilidade é a de que precisamos de uma unidade de protocolo, informação e comunicação interna e de divulgação de conteúdos. Se esta abordagem for razoável a expressão comunicação deve ser evitada”, complementou Vítor Gaspar.

Em destaque

Subir