Nas Notícias

Ministério da Educação ordena que sejam evitados “horários zero” dos professores

nuno_crato_1Ministério da Educação e da Ciência envia nova ordem aos estabelecimentos de ensino de todo o país, onde alerta para que os chamados “horários zero” sejam evitados ao máximo, de modo que os professores sem serviço não fiquem prejudicados sem qualquer tipo de tarefa.

A circular enviada pelo Ministério da Educação e da Ciência alerta para o facto de os docentes que ficaram sem serviço letivo serem incluídos em diferentes tarefas, de modo a que fiquem sem o chamado “horário zero”.

“Considerando a necessidade de garantir a ocupação de tempos letivos a todos os docentes relativamente aos quais se venha a verificar a ausência ou insuficiência de componente letiva, cumpre estabelecer orientações para a melhoria de distribuição de serviço docente em cada agrupamento ou escola não agrupada”, realça a nota.

Para que esta meta seja cumprida, os estabelecimentos de ensino devem “abrir ofertas no âmbito do ensino recorrente, distribuir componente letiva no 3.º Ciclo aos docentes de Educação Visual e Tecnológica e afetar docentes de carreira de Português e Matemática às atividades de apoio ao estudo” no 1.º Ciclo do ensino básico.

As novas medidas visam reduzir o número de “horários zero”, contrariando assim ordens emitidas anteriormente na organização do próximo ano letivo.

Em destaque

Subir